Translate

o que são datas especiais?

O que são datas especiais?


Datas comemorativas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Datas comemorativas são  
datas escolhidas para 
relembrar 
eventos históricos,  
conquistas importantes  
ou  
lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo.

Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região.

Dependendo da relevância da data para o país, 
o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo.

Internacionais

Dia mundial da paz

Dia Internacional da Paz celebrado em 1 de janeiro, foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.
Também conhecido como Réveillon e Ano Novo.
O Dia Internacional da Paz comemora-se também a 21 de setembro.

Dia internacional da mulher

Celebrado anualmente em 8 de março e relembra uma manifestação envolvendo empregadas ocorrida em 1957 na cidade de Nova Iorque por melhores condições de trabalho.

Dia internacional dos direitos do consumidor

Celebrado anualmente em 15 de março para lembrar o ato do presidente americano John Kennedy enviou ao congresso americano uma mensagem em defesa do direito dos consumidores, o que abriu caminho para as atuais leis de proteção ao consumidor.

Dia internacional contra a discriminação racial

Celebrado anualmente em 21 de março para lembrar o Massacre de Sharpeville na África do Sul. Nesta ocasião uma manifestação pacífica de negros foi reprimida duramente resultando na morte de 69 pessoas e 180 feridos.

Dia mundial da água

Celebrado anualmente em 22 de março, instituído pela ONU para lembrar das ações a serem tomadas segundo a Agenda 21.

Dia mundial da saúde

Celebrado anualmente em 7 de abril, instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1948 para enfatizar questões de saúde pública.

Dia do trabalho

Celebrado anualmente em 1 de maio e relembra manifestações ocorridas em 1886 e 1881 em Chicago e em Paris de trabalhadores reivindicando a redução da jornada de trabalho para oito horas, ambas duramente reprimidas.

Dia da Cruz Vermelha

Celebrado anualmente em 8 de maio no aniversário do fundador da Cruz Vermelha, Jean Henri Dunant.

Dia das mães

Celebrado anualmente no segundo domingo do mês de maio no Brasil. Em outros países é celebrado em outras datas fixas ou móveis. Relembra a homenagem que a americana Anna Jarvis fez a sua mãe falecida, homenagem estendida a todas as mães.

Dia mundial do orgulho pagão

Todos que seguem as religiões de perspectiva pagã, ou simplesmente não monoteístas, celebram oficialmente em 23 de setembro. Inclusive no Brasil.

Dia do combate contra a AIDS

Celebrado anualmente em 1 de dezembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde para lembrar o combate da AIDS.

Dia internacional do voluntário

Celebrado anualmente em 5 de dezembro, foi instituído em Assembleia Geral da ONU para valorizar o trabalho voluntário.

Dia mundial dos direitos humanos

Celebrado anualmente em 10 de dezembro, foi instituído em Assembleia Geral da ONU. Relembra o aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Brasileiros

Dia dos Idosos

Celebrado no segundo domingo do mês de março em homenagem aos ensinamentos e contribuições da pessoa da terceira idade. 

As festas são realizadas com palestras e entregas de presentes aos avós em todo o país desde a sanção da lei 10.741/2003.

Dia da consciência negra

Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, relembra a inserção social a luta contra a discrminação dos negros no Brasil. Ocorre no dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

Dia das crianças

Celebrado anualmente no dia 12 de outubro. Apesar de ser uma data comemorativa instituída em 1920, passou a ganhar importância atualmente com a relevância para o movimento no comércio.

Independência do país

Celebrado anualmente no dia 7 de setembro relembrando a declaração da independência do Brasil de Portugal que ocorreu em 1822. Nesta data é decretado feriado em todo o país.

Proclamação da república

Celebrado anualmente no dia 15 de novembro relembrando a proclamação da república no Brasil que ocorreu em 1889, encerrando o governo monárquico instaurando a república. Nesta data é decretado feriado em todo país.

Tiradentes

Celebrado anualmente no dia 21 de abril relembrando o martírio de Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes por sua profissão de dentista, condenado a morte na forca por sua participação na Inconfidência Mineira. Nesta data é decretado feriado em todo país.

Profissões

O Brasil adota datas variadas para as diversas categorias profissionais, dos quais:
  • Dia do Administrador - 9 de Setembro, por ser a data de assinatura da Lei n° 4.769, de 9 de Setembro de 1965, que criou a profissão do Administrador.1
  • Dia do Advogado - 11 de agosto (por ter sido a data que, em 1827, o Imperador Dom Pedro I instituiu, através de decreto, os primeiros cursos jurídicos no Brasil – em Olinda e São Paulo, comemorado por acadêmicos de Direito como Dia da Pendura).2
  • Dia do Engenheiro Agrônomo - 12 de outubro (dia em que, no ano de 1933, pelo Decreto presidencial nº 23.196, a profissão veio a ser reconhecida no país).3
  • Dia do Engenheiro Eletricista - 23 de novembro (dia em que, no ano de 1913, foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Várias outras boas escolas de engenharia elétrica foram criadas posteriormente, a maioria das vezes utilizando-se do conhecimento, do exemplo e até dos recursos humanos formados na Escola de Itajubá.). Decretado pela Lei Nº 12.074, de 29 de Outubro de 2009.
  • Dia do Engenheiro - 11 de dezembro, no Brasil.
  • Dia do físico - 19 de maio
  • Dia do Psicomotricista - 19 de abril. Data da fundação da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

Anos Internacionais da ONU

Referências

  1. Ir para cima Conselho Regional de Administração de Pernambuco (s/d). Dia do Administrador. Crape.com.br. Página visitada em 12 de dezembro de 2009.
  2. Ir para cima Estudantes de Direito comemoram hoje o “Dia da Pendura. iG. Colunistas.ig.com.br.
  3. Ir para cima TOSCANO, Luiz Fernando (11 de novembro de 2003). A Agronomia Através dos Tempos. Ensaio publicado originalmente em Diário de Votuporanga, Ano 50, n° 12.798 p. 2. in: sítio da UNESP. Página visitada em 6 de março de 2009.
  4. Ir para cima 2013: Ano Internacional da Quinoa (em ingles). Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Página visitada em 16 de novembro de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário


Mensagem do formulário de comentário:

Seguidores

Aula ,Chinelo Customizado, Passo-a-passo ...chinelo pode virar sandália sim!


Aula ,Chinelo Customizado,


Passo-a-passo


...chinelo pode virar sandália sim!